Páginas

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Batata doce 'gigante' foi colhida em quintal de residência no centro de Barrocas

Foto: Victor Santos
Uma babata doce fora dos padrões, pesando 5,760g foi colhida nos fundos da casa do agricultor José Orlando Miranda Oliveira, de 40 anos, conhecido como Baité, morador da Rua Monsenhor Carlos Olímpio, centro de Barrocas. Foi a esposa do agricultor, a senhora Vanúsia dos Santos Oliveira, que colheu a raiz na manhã desta terça-feira (01), todos que viram a batata, ficaram surpresos com o seu tamanho e peso. 

No mesmo terreno, além dos pés da batata, a família cria galinha e tem outras plantações, hoje a senhora Vanúsia foi no quintal pegar um dos pintos de uma ninhada e notou que algo de estranho estava ao lado do muro da casa, ao chegar perto viu que se tratava de uma batata gigante. Depois que arrancou a raiz da terra, levou para mostrar ao esposo: "ela ficou surpreendida, nunca vimos desse tamanho, plantamos batata há muito tempo, mas desse tamanho é a primeira vez que colhemos", explicou Baité.



Plantada há cerca de um ano, os cuidados foram os menores possíveis, segundo o proprietário a terra é parecida com um selão 'dura', ele não regava, pois não sabia que estava crescendo e quando foi colhida a batata estava com marcas de cortes de enxada, usadas para limpar o terreno e plantar: "Aqui é corte de enxada, aqui contei umas 4 marcas que cicatrizaram e a batata cresceu assim" 

Surpreso, o agricultor correu e levou a bata gigante para um comércio para ser pesada, a balança registrou os 5,760g. Uma batata comum chega a pesar em média 800g, a batata do terreno de Baité tem 7 vezes o tamanho de uma comum: "Essa já já está pronta pra tomar café (risos)". Ele que sempre compra para o consumo da família dessa que dessa vez terá trabalho para dar conta de consumir a raiz". 


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário