Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Pais de famílias continuam ocupando o mesmo espaço que o lixo em carros de coleta no município de Barrocas

A empresa SP Limpeza é a responsável pela coleta do lixo em Barrocas - Foto: Reprodução
O problema que já foi mostrado aqui outras vezes, se repete, os servidores que precisam do emprego, certamente não reclamam, a sociedade assiste em silêncio uma cena triste, revoltante, preocupante. Sindicatos, associações e líderes religiosos com influência junto ao gestor, também não se manifestam, não cobram mudança, enquanto isso eles os políticos, afirmam nas redes sociais, amarem Barrocas e terem Deus no comando dos seus atos. 

Os anos vão passando, o município em breve (30 de março) completará 19 anos da sua reemancipação, entra prefeito, sai prefeito, a Câmara de Vereadores se renova, presidentes se alternam na cadeira, rivais se unem pelo poder, mas alguns problemas parecem insolúveis na pequena Barrocas, cidade com aproximadamente 15 mil habitantes, localizada no Território do Sisal, interior da Bahia.

Aqui, os valores gastos nas ornamentações da praça principal em época de festas sempre geram polêmicas, provocam discussões nas redes sociais, nada novo, mas nas inaugurações de obras sim, houve grande avanço, na última teve até show de artista nacionalmente conhecida, mas em se tratando da coleta de lixo, pouco mudou desde que o Distrito voltou a ser cidade. Saiu a carroça tracionada por um jumento e foram colocados caminhões, porém assim como na carroça, o lixo fica exposto, o veículo circula nas ruas até mesmo em dias de feira, passa em frente das padarias, lanchonetes, frigoríficos, do Hospital e postos de saúde, a fedentina incomoda por onde circula.

Na manhã de hoje, por volta das 10 horas mais uma vez me chamou a atenção e provocou indignação ver um homem debaixo do sol de 34º, se ajeitando entre as sacolas jogadas  em cima do caminhão, ao que parece cabe a ele organizá-las. Eu reclamava do calor no interior de um veículo, ele esteva exposto em cima da carroceria. 

Segundo o Diário Oficial do Município, o contrato da Prefeitura Municipal com empresa SP Limpeza e Construções LTDA ME, de 2017, aditivado em 2018 por mais 19%, com vigência até maio de 2019, supera um milhão e trezentos mil reais, R$1.323.349,88 (Hum milhão, trezentos e vinte e três mil, trezentos e quarenta e nove reais e oitenta e oito centavos), ver imagem abaixo.

A SP Limpeza é a responsável pelo serviço de limpeza pública em geral no município. Clique para ampliar
Desta vez quero pedir ajuda de todos, de cada um dos barroquenses, principalmente daqueles que tem proximidade com o prefeito, para que numa conversa amistosa, tentem mostrar a ele que não é mais possível aceitar que uma cidade como a nossa continue não só utilizando veículos inadequados para a coleta de lixo, mas principalmente que cidadãos trabalhem nas condições expostas acima. Não dá para tirarmos fotos no novo cartão postal de cidade, Eu Amo Barrocas, e aceitarmos que barroquenses trabalhem nessas condições, como já disse, insalubres.

A cidade está mais limpa, sabemos afirmar, porém, até por reconhecimento, os profissionais merecem condições dignas de trabalho. Precisamos amar também os barroquenses. 'Deus no comando!'

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário