Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Barrocas e a paz na política. Que dure para sempre!

Imagem original reprodução / Arte JNV
Após a surpreendente e talvez reveladora eleição da Câmara de Vereadores que conduziu à cadeira de Presidente para o biênio 2019/2020, o Vereador Evanício (Rupiado), irmão de Tita de Roque, contando com os votos dos vereadores da base aliada do Prefeito José Jailson (ver aqui), parece que a paz reinou na até então conturbada política barroquense.

A oposição que era criticada por fazer pouco barulho, mas que as vezes incomodava, chegando a ser alvo de peças teatrais por parte da imprensa 'chapa branca', agora talvez decida por focar ainda mais o trabalho no atendimento ao cidadão (assistencialismo), deixando de lado a fiscalização. Resta saber se desta forma, conseguirão votos suficientes para se reelegerem.

É certo que o ano novo começou bem para os políticos, sem críticas, embates, denúncias, ou seja, se antes tudo era tão remoto, agora ao que parece teremos bate papos no legislativo, diálogos afinados, projetos sendo votados em consonância com o executivo municipal. Pra que desgaste? Todos estão em busca do bem comum, de uma cidade melhor, então trabalharão unidos, na paz. E o eleitor? Esses precisam deixar a praça do comício, pois os políticos enfim, desceram dos palanques.

O prefeito Jai de Barrocas, diante do acerto no processo, tratou de relacionar a façanha à sua boa gestão, "Nada resiste ao trabalho" afirmou em entrevista para rádios logo após o pleito. Segundo ele, seria então por reconhecer os avanços da sua gestão que os históricos adversários, se tornariam aliados. Na verdade Jai sabia que não conseguira eleger um dos seus vereadores presidente, resolveu então, mexer os pauzinhos, para fazer algo inédito, e fez, elegeu um rival, agora suposto aliado. No fundo Jailson buscava algo bem maior. Conseguiu!

Pelo andar da 'carruagem' teremos a possibilidade de candidatura única em 2020! Existem possibilidades reais, pois, Almir de Maciel que já dizia que não era candidato, agora está ainda mais convicto, "focado nos estudos e no comércio da família" tem sido categórico: "Não tenho essa pretensão, além do mais minha família não quer nem ouvir falar nisso". Sendo assim, se Tita é realmente aliado de Jai, então o prefeito deverá ser reeleito sem conflitos, brigas entre familiares, perseguições. Estarão todos juntos com um só objetivo, o melhor para Barrocas. Parafraseando o Presidente eleito, Jair Bolsonaro, [Barrocas cima de todos, Deus acima de tudo].

Mas não podemos esquecer de Gerinaldo Moreira, que foi candidato a Deputado Estadual sem apoio de nenhum cacique. Será se ele poderá por fim a essa 'paz' na política, encarando Jailson na disputa para prefeito? O ex-petista agora é filiado ao PSOL, e deverá ter carta branca do partido para uma possível disputa. Vale lembrar que ele também já ajudou Jailson numa eleição de câmara e sabe bem no que deu. 

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário