Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Comunidade de Boa União Celebra o Tríduo de Santa Luzia.


Hoje dia 13 de Dezembro é dia de Santa Luzia, Padroeira da Comunidade de Boa União, Zona Rural de Barrocas. O Tríduo de Santa Luzia teve início na quarta-feira (11) e se encerrou hoje com a celebração da missa, a capela ficou lotada com a presença dos fiéis, o Pároco Padre Márcio Brito celebrou a missa. 

Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres. O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.


No Município de Barrocas, além de Boa União, Santa Luzia é também Padroeira da comunidade de Minação.

Morador da comunidade de Boa União, o senhor Celso Coelho participou da missa na Capela de Boa União neste noite, o agricultor lembrou que em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambuco nascia Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião. O velho Lula morreu no dia 02 de Agosto de 1989, segundo Celso hoje também é o dia do Forró, e não por acaso o Museu da Casa do Sertão completa um ano de sua criação.

@ Nossa Voz - Informações: velhosamigos.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário