Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Jovens barroquense do Projeto IFA estão em Salvador para participar do I Festival Latino Americano de Futebol 3


Paralelamente ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo, festival reúne mais de 120 jovens de projetos sociais de sete países da América Latina em Salvador

O Instituto Fazer Acontecer (IFA) é Coordenado em Barrocas pela Professora Cacia Queiroz que trabalha em conjunto com os Professores Wellington e Wiliane Mota. O grupo partiu nesta quarta-feira (4) para Salvador, onde se juntou aos demais atletas do Brasil e dos diversos países que participam do Festival. São 11 alunos, sendo 6 meninos e 5 meninas que estão ansiosos para jogar na Arena Fonte Nova neste quinta feira (5) onde acontece a abertura do evento às 9 horas.

O Festival reúne, entre os dias 5 e 9 de dezembro, educadores e educandos de 16 ONGs do Brasil, Costa Rica, Uruguai, Colômbia, Chile, Peru e Equador. 


No mesmo hotel que os barroquenses estão hospedados, encontram-se jovens dos países acima citados, e dos diversos estados brasileiros, como; Rio de Janeiro, Maranhão, Porto Alegre, além daqueles oriundos das cidades baianas; Conceição do Coité ,Valente, Araci, Teofilândia, Biritinga, São Domingos e Santa Luz e Barrocas.

Conversamos agora à noite com a Coordenadora Cácia Queiroz, ela nos disse que os meninos e meninas estão maravilhados com a ideia de jogar num estádio da Copa, “eles estão se enturmando com os gringos” disse ela; “Tem uns que estão sem sono com a expectativa de jogar na Fonte Nova e no Pituaçú” brincou.


Durante o Festival, a metodologia utilizada é a do Futebol3, uma tecnologia social criada na Colômbia em meados dos anos 1990, bastante utilizada mundo afora como uma ferramenta de futebol para o desenvolvimento. Consiste em uma maneira diferente de vivenciar uma partida de futebol, na qual participantes jogam em times mistos e não há árbitro e, sim, um mediador.


Gabriel Jonatas, Saulo, Maytan, Luiz Augusto, Juscelino, Deivid, Saline, Laiz, Tainar, Debora e Elizaine, são os meninos e meninas que vestem a camisa de Barrocas num dia especial que ficará gravado para sempre em suas memórias, e claro, deixam assim os demais barroquenses orgulhosos.

@ Nossa voz

Sem comentários:

Enviar um comentário