Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Internet e redes sociais no cotidiano dos jovens barroquenses.


A comunicação entre os jovens atualmente está muito mais perceptível e intensa devido a um maior acesso à internet que os mesmo têm, sem contar as redes sociais como o Facebook, Orkut, Tumblr, MSN, Ask e tantos outros meios que são muito utilizados pelos adolescentes. 

A tecnologia está se espalhando gradual e constantemente por Barrocas e hoje o público juvenil barroquense faz parte das estatísticas de brasileiros que mais acessam à internet no mundo. Vários jovens alegam que é uma "mão na roda" ter acesso à internet e principalmente às redes sociais pois os mesmos utilizam estas ferramentas para agilizar trabalhos escolares, além de que conseguem fazer novas amizades e sempre estão descobrindo coisas novas e interessantes. Outras pessoas ainda dizem que utilizam o meio cibernético para poder realizar pesquisas e compras, principalmente pelas redes sociais como o Facebook. Muitos criam grupos de compra/venda/troca no intuito de ter o produto desejado sem precisar ter o trabalho de sair de casa. É o caso da jovem barroquense, Mikaelle Queiroz, que comenta: 

"A internet e as redes sociais hoje facilitam bastante a nossa vida.Um exemplo bem claro é a comunicação de hoje e de antigamente. Antes era um pouco mais difícil pois a mensagem passava muito tempo para ser entregue ao destinatário e as vezes nem chegava. E o melhor de tudo é que nos dias de hoje você está aqui e consegue se comunicar com uma pessoa que está do outro lado do mundo. Sem contar que é mais fácil fazer compras e transferências pela própria internet sem trabalho algum.”

Ela ainda comenta: "Existe também o lado ruim de tudo isso. Você está usando essas ferramentas, mas está o tempo todo exposto e correndo riscos sabendo que hoje existem muitos crackers (criminosos cibernéticos) além de um grande número de sites que não são 100% confiáveis pois a qualquer momento você pode sofrer um dano, contraindo um vírus para o seu computador ou ter sua conta de banco violada."

Em questão de preferência entre os jovens barroquenses, o gosto fica mais disperso entre Facebook, Twitter, Orkut e Whatsapp. A maioria dos jovens ainda comenta que não conseguem ficar pelo menos um dia fora do meio social cibernético e às vezes gastam mais horas utilizando os aplicativos do que estudando, por exemplo. Ademais, para quem possui celulares de 4ª geração (os mais novos), pode simplesmente baixar os aplicativos e usá-los para estarem conectados a qualquer minuto.

@ Nossa Voz - Por Jade Sales 

Sem comentários:

Enviar um comentário