Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Representantes da APLB e Conselho Municipal de Educação de Barrocas, participaram do II Seminário Nacional

Foto: Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), realizaram na quinta-feira (6), no Centro de Eventos do Senai, em Salvador, o “II Seminário Nacional, Educação é da Nossa Conta”. Representando a APLB Barrocas e o Conselho Municipal de Educação, barroquenses participaram do evento 

De acordo com informações, o objetivo do evento é de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Bahia e otimizar os recursos públicos aplicados pelos municípios e pelo Estado, acompanhados pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

Presidente do Conselho Municipal de Educação - CME, e representante do Conselho do Fundeb, Gilmar Mota, ressaltou a participação das estidades neste evento: "Nas palestras era notória a preocupação dos tribunais com o gasto público em educação sem a devida melhoria em sua qualidade, chegando a se questionar qual era o problema, a falta de recursos em educação ou a má gestão deles? Já que em muitos casos municípios que tem o mesmo porte, a mesma arrecadação conseguem se sobressair e outros não", lembrou o dirigente.


Gilmar afirmou ainda: "Foi um evento bastante proveitoso e de muita aprendizagem, com palestrantes comprometidos com a causa educacional, o que acendeu uma esperança na educação pública brasileira, haja vista que o cenário da gestão federal não nos dar grandes expectativas de melhoria. Foram trazidas experiências exitosas de alguns municípios do estado que conseguiram alavancar a educação chegando a oferecer 'Educação em Tempo Integral' em mais de 97% das escolas da rede municipal e melhorando seus índices de desempenho, como no caso do município de Brumado. Já o município de Licínio de Almeida, elevou tanto a qualidade de ensino que chegou ao ponto de fechar escolas privadas naquele município pois a educação pública de lá é de fato de qualidade e os números mostram isso" destacou o presidente do CME.

A Presidente da APLB, Elieciy Santos, também participou do evento, sobre a palestra, a página da entidade destacou "um profissional com uma vasta credencial importantíssima, em sua palestra enfatiza a valorização, Gestão democrática e Plano de Carreira, para que a Educação funcione esses item são imprescindíveis para uma boa administração pública e uma educação verdadeira de qualidade". destacou em referência a fala do Presidente Cezar Miola, Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, palestrante do evento.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário