Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Barrocas: Prefeitura instala túneis de desinfecção no centro da cidade e no Hospital. Anvisa fez alerta sobre a utilização

Foto: Reprodução Facebook Jai de Barrocas
A Prefeitura Municipal de Barrocas, instalou nesta segunda-feira (18), dois 'túneis de desinfecção pública' na sede do município, um deles na Avenida Antonio Pinheiro da Mota, e outro no Hospital Municipal. 

O Prefeito José Jailson acompanhou as instalações e pousou para fotos no túnel, em seguida ele destacou a medida, lançada para auxiliar no combate ao coronavírus: "Mais uma medida preventiva tomada pela prefeitura de Barrocas através da secretaria de saúde em combate ao coronavírus: dois túneis de desinfecção pública instalados, um no hospital municipal e o outro na rua Antônio Pinheiro da Mota. Essa é mais uma forma de proteger as pessoas contra o COVID-19", escreveu. Hoje foi confirmado o terceiro caso positivo do coronavírus no município. O anúncio foi feito pelo prefeito (ver aqui)

Várias pessoas participaram do ato de instalação dos túneis - Foto: Reprodução
A utilização destes equipamentos tem gerado questionamentos até mesmo por parte da Anvisa, que indica falta de evidências científicas sobre a utilização de estruturas como câmaras, cabines e túneis para a desinfecção e a prevenção da Covid-19. A agência divulgou a Nota Técnica 51/2020 (ler aqui), com esclarecimentos e alertas sobre o assunto. De acordo com o documento, não existe, no momento, nenhuma evidência científica sobre a eficácia e a segurança desse tipo de procedimento. 

O líquido utilizado escorre pela rua - Foto: Reprodução
Ainda de acordo com a nota, produtos químicos usados em saneantes aprovados pela Anvisa são destinados à limpeza e higienização de superfícies, móveis, bancadas, pisos, objetos e paredes, entre outros. A nota alerta, que em contato com a pele ou aplicados diretamente sobre ela, podem causar danos e efeitos adversos. Vale reforçar que a adoção desse mecanismo não inativaria o vírus dentro do corpo humano, além de poder causar danos à saúde de quem se submetesse à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas, como informou matéria do site pfarma.

Vereadores e Secretários municipais também foram ao local - Fotos: Reprodução
"Instalamos dois túnel de desinfecção para combater o COVID-19 em nossa cidade, um no hospital Municipal e o outro em frente a casa lotérica. Parabéns JAI por está sempre buscando o melhor para o nosso povo", escreveu o Vereador Antonio Carlos (Tonho da Loja).


@ Nossa Voz - Da Redação por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário