Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Barrocas: Secretaria de Agricultura divulga ações que estão sendo realizadas no município.

Seagri - Barrocas em Ação


O município estar sendo beneficiado com a construção de 51 tecnologias de convivência com o semiárido, oriundas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) ministrada pela Articulação no Semiárido – ASA e, no caso de Barrocas, executado pelo Movimento de Organização comunitária – MOC via edital.

As tecnologias consistem na captura e armazenamento de água da chuva para produção agrícola e criação de pequenos animais, visando o fortalecimento financeiro dos agricultores familiares. Veja as ações que buscam beneficiar as famílias de agricultores barroquense.

Cisterna Calçadão.

Capta captar 52 mil litros de água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 m², sendo. O calçadão também é usado para secagem de alguns grãos.

Cisterna Enxurrada

A cisterna-enxurrada também é capaz de acumular 52 mil litros. Difere da calçadão por nessa tecnologia utilizar o terreno como área de captação, através de uma sistema de decantação.

Tanque de Pedra

São fendas, barrocas ou buracos sobre áreas de serra ou lajedos, que funcionam como área de captação e armazenamento da água de chuva. O volume de água armazenado vai depender do tamanho e da profundidade do tanque.

Barreiro-trincheira

São tanques longos, estreitos e fundos com capacidade para armazenar, no mínimo, 500 mil litros de água. O barreiro-trincheira tem a vantagem de ser estreito, o que diminui a ação de ventos e do sol sobre a água.

Barragem Subterrânea

É construída escavando-se uma vala até a camada impermeável do solo, a rocha. Essa vala é forrada por uma lona de plástico e depois fechada novamente. Desta forma, cria-se uma barreira que “segura” a água da chuva que escorre por baixo da terra, deixando a área úmida.

Barraginha

As barraginhas têm entre dois e três metros de profundidade, com diâmetros que variam de 12 a 30 metros. É construída no formato de uma concha ou semicírculo.

Em breve em Barrocas ocorrerá a Feira Agroecológica com ações da prefeitura municipal, Moc e Heifer, expondo produtos orgânicos da agricultura familiar. 18 agricultores já realisaram sua inscrições.

Informações da ASCOM - SEAGRI Barrocas

Sem comentários:

Enviar um comentário