Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Barroquense fala da experiência de participar da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

A JMJ apenas começou!


O grande evento que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias ficará na história daquela cidade, senão de todo o Brasil. A Jornada Mundial da Juventude edição 2013 reuniu 3,7 milhões de pessoas na praia de Copa Cabana. Uma experiência única, um momento único.

A JMJ é um evento da Igreja Católica que acontece desde 1986, criado pelo Beato João Paulo II, a cada 2 ou 3 anos um país é sede, e daí para cá vem batendo recordes de público. Poder fazer parte da JMJ, vestir a camisa de peregrino foi muito legal, antes parecia um pouco distante para a minha realidade, mas Deus quis e providenciou as mínimas coisas para que tudo desse certo. Aqui contarei um pouco de minha experiência na JMJ RIO 2013.


Logo que meu grupo e eu desembarcamos no Galeão, Aeroporto internacional do Rio de Janeiro, fomos acolhidos para uma sala especial que foi preparada para que os peregrinos pudessem pernoitar, a FUN ZONE, estava lá, lotada de peregrinos de todas as partes do mundo, latino-americanos em peso: Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, além de outras nações europeias, asiáticas. Um ambiente propício para interação, contato com povos diferentes.

A abertura oficial da JMJ aconteceu no dia 23 de julho, com a Missa em Copacabana. Daí então, por toda a cidade estava acontecendo catequeses, festivais da juventude com shows e teatros voltados para evangelização e nos diferentes idiomas, além de trilhas, confissões, adoração ao Santíssimo, exposições de relíquias católicas e outras atividades. No entanto. os grandes encontros foram concentrados em Copacabana. O peregrino contou com uma equipe de 60 mil voluntários que o acolheu e auxiliou nas mais diversas informações e situações. 

Por todos os cantos da cidade lá estavam os grupos de peregrinos, espalhando a alegria da juventude nos trens, nos ônibus, no metrô, nas ruas e praças, nos restaurantes enfim, em todo canto. Nem o frio nem a chuva, os intimidaram, todos com o mesmo objetivo, mesma fé, ao se interagir uns com os outros trocavam experiências, lembranças vivenciavam momentos de oração, encontro com Deus neles mesmos. 

Os encontros com o Papa Francisco foram impares, vê-lo de perto, escutá-lo. O Santo Padre está fazendo jus à homenagem ao grande São Francisco de Assis, não apenas as em suas palavras, mas o seu testemunho de vida, suas atitudes. É fato que Deus tem usado muito dele para atrair a juventude. Em suas homilias buscou sempre exortar a juventude a ser protagonista, a querer ter o espírito missionário, algo que me marcou bastante foi quando ele disse, que nunca deveríamos esquecer três coisas: Oração, Sacramentos e Caridade, além de sermos protagonistas na construção do mundo novo, se incomodar com o que está errado e lutar pelo bem.


Enfim se for contar aqui tudo que aconteceu, não será um texto, talvez nem um livro caiba. A ida à JMJ nunca será esquecida, poder dizer eu estive lá me deixa orgulhoso, aproveito para agradecer a Deus e a todos os amigos que contribuíram para que fosse possível. Lá recebi a missão de ser fazer discípulos para o Senhor entre todas as nações, por isso que digo a jornada apenas começou!! 

Antonio Zacarias Batista de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário