Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Barrocas está entre as cidades que participarão do I Festival de Esporte Educativo do Semiárido da Bahia que acontecerá em Araci.

Matéria publicado no site da SERINTER (Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia) fala do Programa e destaca a importância do Projeto IFA e do laçamento da  Rede de Esportes Educativos do Semiárido (REED), a Professora Cácia Queiroz participou da reunião.  leia abaixo...

Programa estimula a prática de esportes educativos entre adolescente baianos

Professora Cácia Queiroz participou da reunião
150 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos devem participar do “I Festival de Esporte Educativo do Semiárido da Bahia”, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em Araci. O evento vai marcar o encerramento das ações da primeira fase do Projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Semiárido (FAES), desenvolvidas nos municípios de Araci, Barrocas, Serrinha e Teofilândia no período 2012/2013.

Na ocasião também será lançada a Rede de Esportes Educativos do Semiárido (REED), que vai reunir inicialmente 10 municípios, Araci, Serrinha, Barrocas, Teofilândia, Biritinga, Santa Luz, Lamarão, São Domingos, Valente e Conceição do Coité. A REED será um espaço de troca de experiências e conhecimentos para que o esporte educativo se fortaleça no semiárido baiano e possa contribuir com o fortalecimento da cidadania e a redução da violência.

Em reunião, dia 02 último, entre a articuladora do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, Iara Farias, os coordenadores executivo, Renato Andrade, e de Relações Institucionais do Instituto Fazer Acontecer (IFA), Ruy Pavan e professores dos municípios de Araci, Barrocas e Teofilândia, foi discutida a programação do festival. Durante os dois dias os adolescentes vão participar de jogos e dinâmicas que visam estimular a cooperação, o respeito e a solidariedade entre eles.


O projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Semiárido beneficiou nesta primeira etapa 240 adolescentes de Araci, Barrocas, Serrinha e Teofilândia. Seu foco principal é estimular os jovens a praticar esportes como futebol, vôlei, basquete e handebol, de forma educativa e não competitiva, com a metodologia dos três tempos que consiste em desenvolver nos jovens a capacidade de: 1 – criar as regras do jogo; 2 – jogar de acordo com as regras; 3 – após o jogo avaliar se as regras foram cumpridas. Além disso, o projeto trabalha com aulas de formação para a cidadania onde são abordados temas como violência, sexualidade, meio ambiente, etnia e gênero.

Na próxima etapa mais seis municípios - Biritinga, Santa Luz, Lamarão, São Domingos, Valente e Conceição do Coité - receberão a equipe do IFA para iniciar a capacitação dos educadores. O “I Festival de Esporte Educativo do Semiárido da Bahia” também faz parte das comemorações do ano Alemanha-Brasil e conta com o apoio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). 

Já o projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Semiárido é desenvolvido em parceria entre a Fundação Interamericana (governo dos Estados Unidos) e a Fifa, através do programa Football for Hope, e é executado na Bahia pelo IFA com apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e governos municipais.
Fonte: SERINTER

Sem comentários:

Enviar um comentário