Páginas

sábado, 26 de março de 2016

Cristãos Católicos celebram a Semana Santa em Barrocas

Procissão ao Morrinho - Foto: Pascom
Como já é tradição em nossa cidade, a comunidade católica, vem celebrando a Semana Santa, o período mais importante para os cristãos, pois são relembrados os últimos dias de Jesus na Terra. A Semana Santa começou no Domingo de Ramos, com a procissão e Missa campal, na Praça Miguel Ferreira. Na Quarta- feira (23) os católicos de Barrocas e Teofilândia se reuniram na Fazenda Santo Antonio, (Morrinho), sendo que as duas paróquias partiram, em procissão, até o Morrinho e lá foi celebrada a Missa.

Tríduo Pascal 

O Tríduo Pascal consiste nas três celebrações realizadas da Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão e a Vigília Pascal, do Sábado de Aleluia para o Domingo de Páscoa. Na Quinta-Feira aconteceu, como é popularmente conhecida a Missa do Lava-pé, em que Igreja celebrou a última Ceia de Jesus. 

Lava pé - Foto: Pascom
Na Sexta-Feira da Paixão, as celebrações começaram bem cedinho, por volta das 5 horas da manha, com a Via-Sacra, esse ano os católicos saíram da Paróquia São João Batista com destino ao Pov. Milho Verde. Durante o percurso, haviam as estações, no total 15, e em cada uma delas era relembrado o sofrimento de Jesus, de sua condenação à morte na cruz. 

Via-Sacra - Foto: Pascom
À tarde, a partir das 15:30 aconteceu a Celebração da Paixão, após a celebração houve a Procissão do Senhor Morto, os católicos carregaram dois andores, um com a imagem de Nossa Senhora das Dores e outro com a do Cristo Morto, durante o percurso pararam algumas vezes e nesse momento, algumas jovens encenavam o Canto de Verônica.

Procissão Senhor Morto - Foto: Pascom
À noite, por volta das 20 horas aconteceu terceira edição da Encenação da Paixão de Cristo, dirigida por Renildo Ramos, com significativo público, o espetáculo mais uma vez emocionou o público, uma vez que retrata uma história de sofrimento, porém de amor.

Espetáculo Paixão de Cristo - Foto Prefeitura Municipal de Barrocas
Durante todas as celebrações pode-se notar a expressiva participação dos fiéis.

Hoje, Sábado de Aleluia, a partir das 20h celebrará a Vigília Pascal que é a Festa da Ressurreição de Jesus, concluindo assim o Tríduo Pascal. 

@ Nossa Voz - Por Antonio Zacarias

Sem comentários:

Enviar um comentário