Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Operação cumpre mandados em cidades do Território do Sisal contra suspeitos de fraudes em Prefeitura

Operação cumpre mandados em investigação do MP contra fraudes em licitações em Euclides da Cunha | Foto: TV Bahia
Deflagrada na manhã desta quinta-feira (4), a ação conjunta realizada pelo Ministério Público da Bahia e Polícia Civil, busca cumprir 10 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em quatro municípios do Território do Sisal, Euclides da Cunha, Monte Santo, Teofilândia e Araci além de Salvador, Lauro de Freitas e Pojuca.

A "Operação Graft" como foi batizada a ofensiva, segundo o Bahia Notícias, busca combater um esquema fraudulento com atuação dentro da Prefeitura de Euclides da Cunha. São apurados crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidades documentais e frustração do caráter competitivo de licitação.

De acordo com as investigações, o esquema consiste em fraudes seriadas e sistêmicas a procedimentos de licitações realizados pela Prefeitura de Euclides da Cunha, através de manipulações das informações nos Diários Oficiais do Município, a fim de afastar possíveis empresas concorrentes. Foram identificadas, ao longo dos anos de 2020 e 2021, pelo menos, 14 procedimentos licitatórios fraudulentos. 

As investigações apontam que o esquema funciona há pelo menos dois anos e que os envolvidos manipulam dados do Diário Oficial do Município, inviabilizando a publicidade das licitações e impossibilitando que empresas não envolvidas no esquema tenham conhecimento da realização da sessão de licitação. 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), participam da ação.

@ Nossa Voz - Com informações do Bahia Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário