Páginas

1

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Barroquense com deficiência visual participa de etapa de torneio da Federação Baiana de Xadrez

O barroquense Mazinho Queiroz durante sua primeira participação oficial em torneio da Federação Baiana de Xadrez - Foto: Reprodução
O barroquense Eusimar Queiroz, conhecido como Mazinho, participou entre os dias 16 e 18 de maio da etapa Nordeste do torneio de xadrez promovido pela Federação Brasileira de Xadrez, com apoio da Federação Baiana de Xadrez, realizada em Salvador. Pessoa com deficiência visual, Mazinho enfrentou o desafio com entusiasmo e destacou o aprendizado proporcionado pela experiência. Nas redes sociais, ele escreveu: “Assim foi minha primeira participação em um torneio de xadrez da Federação Brasileira de Xadrez, etapa Nordeste. Trago na mala novas experiências, superações, novas amizades, realizações e um grande desejo de continuar estudando xadrez e participar de novos torneios.”

Durante participação no programa de Rubenilson Nogueira nesta segunda-feira (19) na Rádio Nossa Voz, Mazinho comentou: “Foi a minha primeira vez participando do campeonato de xadrez, da etapa Nordeste, que são várias etapas. A próxima vai ser em Juiz de Fora, e vai ter outra também, não lembro se em Cuiabá, e a final em São Paulo. Vale ressaltar que é um campeonato para pessoas com deficiência visual, com deficiência visual total, ou baixa visão. Foram 41 pessoas participando, na sua grande maioria cegas, e algumas outras que tinham um pouco de visão, baixa visão, como a gente fala.”

Mazinho em ação na mesa de competição, com foco no torneio voltado para pessoas com deficiência visual. Foto: Reprodução
Sobre a experiência vivida em Salvador, o barroquense afirmou: “Foi uma boa experiência. Eu trago na mala a vivência daquele momento e a esperança de novas participações, superações que eu tive lá naquele evento. Não garanto participar das outras etapas por ser longe e gerar custos, mas pretendo sim participar de outros eventos, principalmente aqui no Nordeste, que tem a Federação Baiana.”, afirmou. Além de jogar xadrez, Mazinho é músico, pedala, faz corridas e é conhecido por sua energia e alegria. Mesmo diante das limitações impostas pela deficiência visual, ele segue vencendo desafios e inspirando com sua disposição e força de vontade.

@ Nossa Voz - Da Redação - Fotos: Reprodução Mazinho Queiroz

Sem comentários:

Enviar um comentário