Páginas

1

sábado, 24 de maio de 2025

Caminhada do 18 de Maio mobiliza Barrocas na luta contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes

Imagem Reprodução Decom
Na manhã desta sexta-feira (23 de maio), o município de Barrocas, no interior da Bahia, realizou uma caminhada em alusão ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização, que acontece há 25 anos em todo o país, levou às ruas alunos da rede municipal, professores, conselheiros tutelares, representantes da assistência social e autoridades locais, entre elas o prefeito José Almir (Almir de Maciel), além de secretários municipais.

Dezenas de crianças e adolescentes participaram da caminhada
Com faixas, cartazes e vestindo camisetas da campanha “Faça Bonito”, os participantes percorreram as ruas centrais da cidade, chamando a atenção para um tema sério e que exige vigilância constante de toda a sociedade. A caminhada teve concentração no Antigo Plínio, ao lado da Igreja Matriz, e seguiu como um ato de alerta, de conscientização e de reforço à importância da denúncia.

Conselheira Tutelar Stela Ferreira 
A campanha tem como símbolo uma flor amarela, que remete aos desenhos infantis, simbolizando a fragilidade de uma criança e a necessidade de protegê-la. A ação foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, com apoio do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, escolas e demais integrantes da rede de proteção. Durante a mobilização, a reportagem do Jornal A Nossa Voz, por meio da repórter Isabela Lima, conversou com a conselheira tutelar Stela Ferreira, que destacou a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas.

“A denúncia pode ser feita em qualquer meio de comunicação dos órgãos competentes. Pode ser no Conselho Tutelar, na Polícia, no hospital… Independente do órgão que receber a denúncia, ele deve imediatamente tomar providências. E providência com quem? Com a criança. A criança precisa, em primeiro lugar, de assistência médica. Depois, o Ministério Público deve ser comunicado imediatamente, para que sejam adotadas as medidas de proteção necessárias.”, afirmou Stela.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário