Páginas

1

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Aos 117 anos, baiana do interior pode ser a mulher mais velha do mundo

Aquelina Maria de Jesus completa 117 anos - Foto: Reprodução Notícias de Queimadas
Dona Aquelina Maria de Jesus completa 117 anos neste sábado (10) e pode ser atualmente a mulher mais velha do mundo. Natural de Riachão do Jacuípe, a idosa mora há 15 anos no povoado de Pedrolândia, zona rural de Queimadas, no Território do Sisal, interior da Bahia.

A idade da aposentada é confirmada por seu Registro Geral, e ela afirma com lucidez que nasceu mesmo nesta data. Com seis filhos, 25 netos, 62 bisnetos, 33 trinetos e três tetranetos, Aquelina é orgulho da família e da comunidade.

A baiana vive acamada há sete anos, após fraturar o fêmur aos 110. Por conta da idade avançada, não pôde passar por cirurgia. Desde então, é cuidada pela neta Waldir Maria de Jesus, a dona Tica, que dedica seus dias à avó.

Com a morte da freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, no mês passado, dona Aquelina pode ser agora a mulher mais velha do mundo. A última lista do grupo LongeviQuest, que valida idades de supercentenários, aponta como líder atual a britânica Ethel Caterham, com 115 anos. Uma brasileira, Izabel Rosa Pereira, aparece na quinta colocação, com 114.

Se confirmada, Aquelina será a pessoa mais longeva viva do planeta — e uma baiana do interior, moradora do Território do Sisal.

Com informações do site Notícias de Queimadas

Sem comentários:

Enviar um comentário