Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Barrocas: Desfile Cívico do 7 de Setembro, marcou as comemorações da Independência do Brasil

Foto: Kauã Sherman
Os 196 anos da Independência do Brasil, foi comemorado no pequeno município de Barrocas, localizado  no Território do Sisal, interior da Bahia. O tradicional Desfile Cívico de Sete de Setembro, teve início na Avenida Antonio Pinheiro da Mota às 09:30, após concentração no Colégio Municipal. 

Participam do desfile, os estudantes da rede municipal de ensino, escolas da sede e da zona rural. A atividade reafirma o Patriotismo, Civismo e principalmente a Cidadania. Este ano o tema escolhido foi: "Brasil de Todos nós: Ontem, hoje e sempre".

Abertura do Desfile
Um pouco da historia do Brasil foi contada em cada um dos 13 pelotões,  formados por 484 estudantes. A Banda Marcial novamente teve participação de destaque, neste ano ela foi composta por 100 membros.

Da sede participaram os alunos do Colégio Municipal, Agenor, Centro e Escola Jorge Luiz e do Bairro de Santa Rosa, além das unidades dos povoados de Ouricuri, Ladeira, Barreira, Nova Brasília, Rosário, Lagoa da Cruz e Minação.

Banda Marcial 30 de Março
A população se posicionou em frente as casas, nas calçadas das ruas, para ver de perto a passagem dos pelotões. Como acontece todos os anos, o espetáculo se encerra na Praça São João com pronunciamento das autoridades presentes.

Ala das Bandeiras
Os desfiles no Brasil: No  passado, as comemorações do 7 de setembro aconteciam, de maneira informal, desde a proclamação da República (1889). Naquela ocasião, havia apenas um Desfile Militar nas capitais, isso porque os primeiros governos republicanos ainda não haviam definido se a grande data nacional seria esta, ou 15 de novembro, data da Proclamação da República ou ainda o 21 de abril, dia de Tiradentes. Só no primeiro governo do então presidente Getúlio Vargas que os estudantes e algumas agremiações, além de Sindicatos foram agregados ao Desfile.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira - Fotos Kauã Sherman
Informaçõs: Pinacoteca

Sem comentários:

Enviar um comentário