Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Multirão para Triagem de Glaucoma acontece neste sábado em Barrocas


A população do município de Barrocas, acima dos 40 anos terá acesso neste sábado (28) a triagem gratuita de glaucoma através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital de Olhos de Feira de Santana (HCOE) no Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro a partir das 7:00h da manhã.

Interessados devem comparecer portando documento original do cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Em caso de glaucoma ou suspeita, terá seu tratamento garantido pelo hospital. 

Será disponibilizado transporte para melhor mobilidade e acesso dos usuários em todas as localidades e na sede, em frente à Igreja Matriz. “Para o sucesso da campanha é necessário a sua participação, não fique de fora, essa oportunidade é única, além do diagnóstico e acompanhamento com profissionais especializados na área, o tratamento será garantido gratuitamente, ficaremos felizes com sua presença” destacou o Secretário Municipal de Saúde, Adelson de Queiroz Brito.

A doença: O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico, é caracterizado pela perda da visão periférica, que permite perceber objetos ao nosso redor, devido à lesão das fibras do nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo.

Quando agudo, ocorre porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão. A média normal da pressão é 16 mmHg, porém pode variar entre 10 até 20/21 mmHg. O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa.

@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário