Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

Barrocas: Açude Municipal agoniza com escassez de chuva e abandono

Já são mais de 60 anos de construído
O Açude Municipal de Barrocas foi construído na década de 50, logo que o povoado passou a condição de distrito. Na época o senhor José Ezequiel de Barros, natural de Sergipe, foi eleito para representar o distrito na Câmara Municipal de Serrinha, para realizar obra tão importante, o senhor Barros contou com o apoio do então Governador da Bahia Dr. Luiz Regis Pereira Pacheco.

Antigos moradores contam que antes da obra, no local já havia um reservatório de água, que surgiu da retirada de pedras para a construção da linha férrea que cortou as fazendas da região.

O açude sempre foi de grande importância para a população de Barrocas, como contou a Professora Marlene Oliveira, 72 anos numa matéria de março de 2013; O Açude Municipal e a seca. (ler aqui)

Segundo ela, carroceiros trabalhavam muito para abastecer as residências, já os fazendeiros trazia animais de todo município para matar a sede no grande açude numa época que nem água encanada o distrito recebia, por isso a água era usada até para beber.

Água do açude municipal já foi utilizada até para consumo humano

Os anos se passaram e aos poucos o açude foi sendo esquecido, Barrocas passou a ser cidade e desde então não há registro de intervenções dos administradores no sentido de revitalizar o reservatório que poderia ser usado para irrigar os jardins das praças que sofrem em época de estiagem, com a seca atual alguns já perderam boa parte da vegetação e também para matar a sede dos animais nas propriedades localizadas no entorno da cidade. Nos planos mais ousados, o antigo açude revitalizado poderia até se tornar um ponto de visitação e lazer.

Imagens registradas neste domingo 29, mostram que o Açude Municipal agoniza, e se nada for feito, mais um capítulo da história do município de Barrocas pode está com os dias contados.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Informações Barrocas Bahia Blogspot

1 comentário:

  1. Parabéns pelo comentário fico feliz que aguem ainda se preocupa , lembro também do reservatório muito antigo e importante Barracamento que se encontra em situação dificil a própria prefeitura está jogando lixo para entupir, na seca passada o mesmo secou e foi muito utilizado para matar a sede dos animais...
    Recentemente os pipas estavam abastecendo da água do barracamanto e agora querem entupir.

    ResponderEliminar