Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde em parceria com 'HCOE' realizará Mutirão para Triagem de Glaucoma em Barrocas


Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. É uma doença assintomática no início. De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão vai acontecer no município no próximo sábado dia 28 no colégio estadual Professor Plínio Carneiro, e as consultas terão início às 7:00h. 

Em nota a SMS informou; 'Tendo em vista que o glaucoma é a segunda de cegueira mundial, dados da OMS, a Secretaria Municipal de Saúde de Barrocas em parceria com o Hospital de Olhos de Feira de Santana (HCOE), estarão realizando mutirão para triagem de glaucoma à população na faixa etária a partir de 40 anos, o paciente que for detectado com glaucoma ou suspeita terá seu tratamento garantido, pelo Hospital. O evento será realizado dia 28/11/2015 no colégio estadual Professor Plínio Carneiro, e as consultas terão início às 7:00h. Para a realização da consulta o usuário deve estar portando cópias e originais do: Cartão do SUS, RG, CPF, Comprovante de Residência. Sem estes documentos não poderá ser atendido'.

O Secretário Adelson Brito falou da importunância das pessoas na faixa etária do programa participarem da triagem; "Os testes acontecerão durante todo o dia, começando às 7 da manhã e não tem hora de encerrar, para o êxito da campanha é necessário participação da população a partir dos 40 anos, mas quem tiver casos na família pode fazer o teste mesmo estando na faixa etária de 35 anos. Importante ninguém ficar de fora, essa oportunidade é única, além do diagnóstico e acompanhamento com profissionais especializados na área o tratamento também será garantido e gratuitamente", segundo o Secretário serão 15 especialistas atuando em Barrocas. 

Vão ser disponibilizados transporte para sede e zona rural do município, tanto para buscar os pacientes como para o retorno. 

@ Nossa Voz - Com informações da ASCOM SMS Barrocas

Sem comentários:

Enviar um comentário