Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2020

QUADRO PROFISSÕES COM O CALCETEIRO CARLOS ALBERTO (CALANGO)

Foto: Victor Santos
Passamos praticamente todos os dias por cima das centenas de pedras que dão cara nova as ruas, mas não temos ideia do trabalho por trás de uma pavimentação com paralelepípedo. O trabalho é uma espécie de quebra cabeças, as pedras precisam estar alinhadas em tamanho, distância e altura. Para gerenciar este serviço existe um profissional chamado calceteiro. 

Em Barrocas este é o ofício do Calango, ou como é registrado Carlos Alberto Pereira Lima, 64 anos. O serviço é pesado, é necessário manusear o martelo de bater a pedra, picareta, enxada, pá, lebanca, além do apoio de um ajudante para fazer a massa para rejuntar o serviço.

E de paralelepípedo por paralelepípedo Calango costuma chamar sua profissão de ''remendador de calçamento'', devido a sua função atual, que é dar manutenção nos buracos nas vias calçadas de Barrocas, não só da sede, como também na zona rural. 

Este é um trabalho que exige muita dedicação, força e conhecimento. A palavra calceteiro tem lugar no dicionário e significado claro: “Trabalhador que calça ruas e outros caminhos com pedras ou paralelepípedos". 
Da Redação - Por Victor Santos

2 comentários:

  1. é isso aí calango reconhecimento merecido parabéns a todos Barroqunece

    ResponderEliminar
  2. Admiro muito meu Tio Carlos Alberto, figura popular comdenome (Calango), (Carlito) - Depois de tanto tempo trabalhando no 'trecho' aredou o pé e disse que votaria pra Barrocas pra ficar em sua terra. Como bom profissional que é sempre conquistando seu espaço na área de construção em Barrocas. Parabéns tio, e ao Jornal Nossa Voz por trazer pessoas dos bastidores desta terra que de fato representa o povo Barroquense, com fineza, em qualquer lugar que chegar.

    Nelson de Brito Lima Filho

    ResponderEliminar