Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2020

QUADRO PROFISSÕES COM O LAVRADOR (CARROCEIRO) SERGIO DA CARROÇA

Foto: Victor Santos
O quadro profissões traz como personagem da semana o carroceiro Sergio Queiroz Oliveira, 51 anos. Uma das profissões quase extinta, com a substituição da tração animal pela motorizada, Sergio da Carroça persiste na labuta diária com frete na entrega da areia de enxorada, estacas, lenha para fogueira, terra cavada e de quixaba, além de flechas de sisal para escorar lages.

Sergio da Carroça passou a infância e adolescência na Fazenda Coalhada, atualmente mora na Avenida CRVD, com sua esposa com quem tem 5 filhos. Com o serviço de frete conquista sua a única fonte de renda e mantém a humilde residência de 3 cômodos onde vive.  
Arte Victor Santos
A árdua rotina começa ao raiar do dia. O instrumento de trabalho, a carroça com quem lida diariamente é arriada no animal que precisa buscar na roça, ainda às 5 horas da manhã. Não pense que Sergio esquece dos cuidados com companheiro, são 6 ao total, este da foto 'margarina', está há 2 anos ao seu lado. O carroceiro faz questão de deixar sempre em boa quantidade água e comida, além de conciliar as paradas para o descanso do animal.


Em frente da casa tem amontoado de lenha e diversos tipos de areia e pedras, todas a pronta entrega. Este ano as vendas foram fracas, principalmente com a lenha das 'fogueira', devido a pandemia da covid-19.
Da Redação - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário