Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2021

Pesquisas: Pela 1ª vez Lula ultrapassa Bolsonaro em cenário para 2022

Foto: Fabrice Coffrini/ AFP via Getty Images

Divulgada na segunda-feira (05), uma nova rodada da pesquisa XP/Ipespe mostrou a continuidade de alta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário para as eleições presidenciais de 2022, após a retomada de sua elegibilidade, ao mesmo tempo que mostra o crescimento da reprovação ao governo de Jair Bolsonaro.

Segundo o levantamento divulgado, o petista ultrapassou pela primeira vez o atual presidente nas intenções de votos no primeiro turno, ainda que os dois permaneçam tecnicamente empatados. Lula saiu dos 25% da pesquisa anterior para agora 29%, contra os 28% de Bolsonaro - que antes tinha 27%. Na sequência aparecem o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o ex-ministro Ciro Gomes, ambos com 9% cada.

Quando feitas simulações de segundo turno, de acordo com a XP/Ipespe, a vantagem de Lula contra Bolsonaro é ainda maior: 42% a 38% - no levantamento do início de março, o capitão reformado do Exército tinha 41% contra 40% do petista. Em outros cenários testados pela pesquisa, Bolsonaro aparece empatado com Moro (ambos com 30%) e também com Ciro (ambos com 38%).

Ainda de acordo com a pesquisa, o governo Bolsonaro segue mal avaliado. São 48% os que consideram a gestão ruim ou péssima, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior. De outubro ao estudo atual, a avaliação negativa saltou de 31% aos 48% de agora. Nesse período, a parcela que considera o governo ótimo ou bom caiu de 39% para 27%.

@ Nossa Voz - Com informações do terra.com

Sem comentários:

Enviar um comentário