Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Barrocas: Quase 4 milhões de reais passaram nas contas de Prefeitura em Fevereiro de 2019

Foto: Arquivo Nossa Voz
Os valores recebidos pelo prefeitura do município de Barrocas, localizado no Território do Sisal, com cerca de 15 mil habitantes, por pouco não chegou aos 4 milhões de reais em Fevereiro, precisamente foram R$ 3.900.954,70 (três milhões, novecentos mil, novecentos e cinquenta e quatro reais e setenta centavos) que passaram nas contas. Esse valor, refere-se as entradas financeiras nos cofres públicos, decorrentes da cobrança de impostos, taxas e contribuições, da transferência de recursos do Governo Federal, do Governo Estadual ou dos Fundos, como o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), dentre outros.

Os dados são da página do Banco do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão com acesso a internet (acesse aqui).  Na consulta é possível escolher o período do mês e ano.

Na administração pública é comum ouvir os gestores reclamarem da queda de arrecadação, mas uma simples pesquisa nesta página, mostra que na verdade houve aumento de rapasses se comparado com os anos anteriores. Em 2016 por exemplo, último ano da gestão passada, circularam nas contas da Prefeitura, pouco mais de 3 milhões, precisamente R$ 3.051.373,98, (três milhões, cinquenta e um mil, trezentos e setenta e três reais e noventa e oito centavos) fazendo a comparação com a receita atual, chegamos a um aumento de cerca de 30%.

Diante disso, talvez o mais correto seria os gestores reclamarem do aumento das despesas, ai sim estariam revelando algo real, pois a gasolina aumentou, o gás também subiu, para ficar apenas nestes dois itens. Mas ao que parece, eles temem que ao falarem no aumento de despesas, passar e ideia de que são responsáveis e logo sejam punidos nas urnas. Ainda mais quando o carro do gabinete custa cerca de 150 mil reais, e a divulgação apenas em rádio AM pode chegar a 70 mil reais, ai realmente não da para reclamar do aumento das despesas.

@ Nossa Voz da Redação - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário