Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Jovens barroquenses comentam os dois dias de avaliação do ENEM 2020

Montagem: JANV
Estudantes barroquenses que prestaram nos dias 17 e 24 de janeiro, o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, avaliaram a aplicação da prova aplicada em meio a uma pandemia, as precauções antes e durante a avaliação. A prova é anual e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. O estudante tem acesso a várias oportunidades de vagas em Universidades públicas ou particulares.

Maria Paula - arquivo pessoal
Treineira, com foco na área de saúde, Maria Paula, de 16 anos, contou como foi sua experiência e as surpresas no exame: "Minha experiência com o Enem foi muito boa, bem tranquila. Na qual meu objetivo era autoavaliar os meus conhecimentos, ver como os assuntos são abordados e o grau de dificuldade de cada conteúdo", informou.

Breno - arquivo pessoal
De acordo com o INEP, o primeiro dia de avaliação registrou 51,5% de abstenção, principalmente relacionados a preocupação com a pandemia. 

O jovem Breno Oliveira,  17 anos, fez a prova e comentou as poucas medidas adotadas em prevenção ao Covid-19: "O uso da máscara incomodou um pouco, mas como é essencial para a nossa prevenção, foi mais um item a ser driblado nesse ano. Quanto as medidas de prevenção adotadas, acho que poderia ter sido melhoradas, para dá uma segurança maior aos estudantes, como por exemplo, com o uso do medidor de temperatura dos participantes", sugeriu. 

A surpresa entre os candidatos, ocorreu na redação, aplicada no 1° dia de avaliação. Distante de assuntos polêmicos, o tema foi: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

Nalanda - arquivo pessoal
Nalanda Mota, 18 anos, considerou o tema da redação uma ironia, devido a situação pandêmica no mundo e a circunstância que os alunos tiveram que enfrentar antes e durante o ENEM: "O tema da redação foi uma surpresa devido à situação da pandemia que estamos enfrentando no qual o eixo temático saúde era o menos cogitado para o ENEM 2020. Ademais, abordar a saúde mental num ano tão complicado, em que diversos estudantes tiveram dificuldade em estudar por conta da falta de suporte, material didático e que vários participantes desenvolveram algum distúrbio psíquico, para mim é considerado uma ironia", avaliou.

Fernando Fábio - arquivo pessoal
Em relação as questões de múltiplas escolha, Fernando Fábio, de 18 anos, explica que pelo tamanho dos textos, exigiu atenção dos candidatos: "Foi uma prova um pouco tranquila, é uma prova com muitas questões e um pouco cansativa, mas eu consegui ter a maior atenção possível para responder as questões", relatou. 

O resultado do Enem 2020 está previsto para ser divulgado no dia 29 de março. Mas atenção! Somente estudantes que concluíram o ensino médio poderão acessar as notas nesta data. Os demais, considerados 'treineiros', só poderão consultar as notas em 29 de maio.
Da Redação - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário