Páginas

terça-feira, 26 de março de 2024

Estudantes do município de Araci criam sacola ‘sustentável’ feita com bioplástico de sisal

Estudantes do Cetep Araci desenvolvem sacola ‘sustentável’ feita com bioplástico de sisal | Foto: Divulgação/Secti
Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do município de Araci, no Território do Sisal da Bahia, desenvolveram o projeto ‘Ecosisal Bag’ com o objetivo de substituir sacolas convencionais por ecobags feitas de bioplástico de sisal. A equipe foi orientada pela professora Pachiele da Silva.

O projeto visa reduzir a poluição ambiental e valorizar os recursos naturais locais. “A pesquisa foi realizada através de testes laboratoriais na nossa escola, envolvendo inúmeros ajustes de metodologia até alcançarmos o resultado esperado, um bioplástico sustentável e renovável para a fabricação da sacola”, explica a professora.

Estudantes do Cetep Araci com professora que orienta projeto | Foto: Divulgação/Secti
Pachiele destaca que o uso do sisal como matéria-prima também pode gerar oportunidades de emprego na comunidade, especialmente em áreas rurais onde a planta é cultivada.

Com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), os estudantes terão a oportunidade de participar da Rota Científica Escolar, uma olimpíada latino-americana de ciências que acontece em Assunção, capital do Paraguai. O próximo passo é aprimorar o design e a funcionalidade das sacolas biodegradáveis para atender a possíveis expectativas dos consumidores, como qualidade e usabilidade.

@ Nossa Voz - Com informações do Notícias de Santaluz

Sem comentários:

Enviar um comentário