Para seus apoiadores, Bolsonaro é contra Globo, mas os contratos falam o contrário. Foto Reprodução |
Mesmo sendo alvo de diversas críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Grupo Globo passou a receber do Governo Federal quase o dobro em publicidade de janeiro a junho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2021. Uma estratégia, que vem sendo usada com o objetivo de alavancar a conjuntura política do atual governo para as eleições deste ano
De acordo com o Uol, entre 1º de janeiro e 21 de junho do ano passado, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 43% (R$ 11,4 milhões). Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
Ainda segundo a matéria do UOL, uma mudança aconteceu no perfil de investimento feito pela pasta. Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, isto é, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente. Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como "utilidade pública" e apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país (86% a mais) e apenas duas, "utilidade pública" (96% a menos).
@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do UOL
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