Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Decisão liminar de desembargador do TRE, suspendeu divulgação de pesquisa que apontava ACM Neto na liderança

Vagner Souza/BNews
O desembargador do TRE-BA, José Batista Júnior, deferiu na quinta-feira (21), uma ordem liminar em uma ação promovida pelos partidos Rede e PSOL e suspendeu a divulgação da pesquisa do instituto Séculus, onde o pré-candidato ao governo do Estado, ACM Neto (União Brasil), aparece em primeiro lugar nas intenções de voto.

Em sua decisão, Batista Junior destacou que “a exigência normativa não foi atendida na sua integralidade, afetando a regularidade da pesquisa em comento, restando presente o periculum in mora, porquanto a continuidade da veiculação da pesquisa irregular”.

Sob o registro eleitoral BA- 04724/2022, a decisão determinou a suspensão imediata dos dados da SECULUS e abstenção de nova divulgação. As advogadas da Rede, Lara Tufi, Alice Cintra e Larissa Cintra alegaram que a pesquisa indicada apresenta diversos vícios que retiram a sua credibilidade e impedem a divulgação do seu resultado.

As irregularidades apontadas consistem em dois aspectos: o primeiro em razão da amostra de pesquisa utilizada haver condensado faixas etárias diversas em desconformidade com o perfil etário da população da Bahia, e, o segundo, em razão da ausência de detalhamento dos bairros e localidades onde os dados foram coletados. 

“O Papel da REDE é garantir a lisura do pleito, o que inclui as pesquisas eleitorais. Cumprimos a tarefa de garantir transparência e respeito à legislação eleitoral”, disse Iaraci Dias, porta voz da sigla. Segundo Dias, é uma questão de método. “Não aceitamos ser influenciados por pesquisas eleitorais que não atendam ao rigor da lei”, enfatizou.

@ Nossa Voz - Fonte: BNews

Sem comentários:

Enviar um comentário