Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Barrocas: Secretaria Municipal de Saúde promove ação em alusão ao Julho Amarelo contra a hepatites virais

Imagem Reprodução - Coordenação
A ação foi realizada na Praça da Matriz de Barrocas, na manhã desta quarta-feira (27), contou com equipe da Coordenação AB, Enfermeiros do Posto de Saúde João Olegário e ACM, além de Técnicos de Enfermagens e Agentes Comunitários. Diversas pessoas foram atendidas.

Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Sobre a mobilização de hoje, a Coordenadora Mariuxa Cordeiro, comentou: "Estamos no mês de julho amarelo, o mês de combate as hepatites virais, uma ação de prevenção e promoção, com oferta de vacina contra hepatite e teste rápido de hepatites. Estaremos até às 12 horas, mas o paciente pode procurar a sua unidade de saúde para oferta da vacina e o teste", informou.

No local além do acesso à vacina e teste, as pessoas receberam orientações sobre como prevenir a doença, quais os sintomas e também sobre diagnóstico.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário