Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2022

OMS alerta Brasil sobre a varíola dos macacos: "situação é preocupante", afirma

Varíola dos macacos tem causado alerta na comunidade científica. Imagem: iStock
A líder técnica para varíola dos macacos da OMS (Organização Mundial da Saúde), Rosamund Lewis, disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira (26) que “a situação do Brasil [para a doença] é preocupante”. A maior parte dos casos se concentram no estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta segunda (25) que o estado já registrou 590 diagnósticos da doença. Comparando com a última sexta, houve o aumento de 26% nos casos da doença.

“É muito preocupante para países como o Brasil […] reportando um número significativo de casos”, afirmou. Até a última sexta (22), o país contava com 607 casos confirmados da doença, segundo o Ministério da Saúde. O saldo é mais do que o dobro verificado no último dia 9, quando havia 218 diagnósticos confirmados em todo o país. A organização declarou no sábado (23) que a doença é considerada como emergência pública de preocupação global. 

Os principais sintomas da doença são febre, mal-estar e dores no corpo. Então, o quadro evolui para o surgimento de lesões na pele, sendo o contato com essas feridas a principal forma de transmissão do vírus. Pesquisas já reportam que alguns pacientes desenvolvem essas lesões nas regiões genitais, anais ou orais. 

A vacinação de populações chaves e pessoas que tiveram contato com pacientes é uma forma eficaz de evitar a transmissão, mas a expectativa é de que a vacina demore para chegar ao Brasil.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações da Folhapress 

Sem comentários:

Enviar um comentário