Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Vereador do PT solicita instalação de estátua de Zumbi dos Palmares na Praça da Matriz de Barrocas

Vereador Adelson da Saúde (PT) - Foto: Rubenilson Nogueira

Como forma de 'homenagem a consciência Negra', o vereador Adelson de Queiroz Brito (PT), apresentou na sessão da Câmara Municipal de Vereadores da quinta-feira dia 17 de Fevereiro de 2022, a indicação 002, que solicita do pode executivo a instalação de uma estátua de Zumbi dos Palmares na Praça da Matriz do município de Barrocas.

No requerimento, o vereador que está no seu terceiro mandato, utilizou um texto da professora Juliana Bezerra para destacar que; "Zumbi dos Palmares, foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica. Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido suas habilidades como guerreiro, a qual lhe conferia coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar. De todas as maneiras, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira", por fim ele afirmou: "Desta forma, seria justo que nosso município homenageasse a cultura negra, com a estátua daquele que foi o maior representante de seu povo".

Ainda no texto da indicação, o parlamentar afirma ter certeza que o Poder Executivo buscará junto aos órgãos competentes, condições para viabilizar o requerimento, e pediu o apoio de todos os 'colegas' vereadores para aprovação; A proposta foi aprovada por unanimidade. 

"Zumbi foi um dos grandes lutadores contra a escravidão e as desigualdades", afirmou Adelson eu seu fala na sessão.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário