Páginas

sábado, 25 de setembro de 2021

Variante da Covid-19 foi detectada em pacientes barroquenses, revela o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia

Barrocas testou duas positivo para a Variante Delta.
Foto: Rubenilson Nogueira
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) revelou neste sábado (25), que 58 amostras da variante Delta da Covid-19, foram detectadas no estado por meio de sequenciamento genético. Com estes novos registros, a Bahia chegou ao total de 72 casos da variante, com dois óbitos registrados.

Estes casos atuais foram identificados em pacientes residentes em 27 municípios baianos entre eles Barrocas, localizado no Território do Sisal que registrou segundo o Lacen, dois casos da variante. A informação foi divulgada pelo site oficial da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, e repercutiu na cidade após matéria do Bahia TV. Após informações circulares nas redes sociais, o prefeito e a secretaria de saúde se manifestaram.

O Prefeito José Jailson informou que os testes foram realizados no início do mês, e pediu cuidados por parte da população, informando que a variante é mais agressiva: "ATENÇÃO! Foram divulgados hoje pelo Lacen mais 58 casos da variante Delta na Bahia e destes, 2 foram no município de Barrocas. Os testes foram realizados no início do mês e os pacientes já estão curados, mas agora pedimos mais uma vez a todos que redobrem os cuidados, já que é uma variante mais agressiva e que tem uma taxa de letalidade maior. A Secretaria de Saúde do município irá fazer uma investigação para saber de onde esses pacientes contraíram a variante", garantiu.

Postagem da Prefeitura Municipal, e do Prefeito José Jailson.
Fotos Reprodução / Facebook

Em nota publicada na página da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde informou: "O laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou neste sábado (25) a detecção por meio de sequenciamento genético de mais 58 amostras da variante Delta da COVID-19, no estado. Dessas 58 amostras, 2 amostras foram detectadas no nosso munícipio, os casos investigados foram coletados no inicio desse mês, com isso, pedimos a população barroquense que continuem com os cuidados, utilizando a máscara, o álcool em gel e manter o distanciamento exigido".

Sobre a testagem que identificou a variante, a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, afirmou: “é importante destacar que estamos utilizando um protocolo novo, que não são de amostras aleatórias. Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos positivos ou que tenham casos anteriores da Delta”, explicou

Mantivemos contato com a Secretária de Saúde Mylaide Rhavenna mais até o fechamento dessa matéria ela não havia respondido. Recentemente, a Secretária de Educação, Jaqueline Avelino, confirmou à volta as aulas para o dia 18 de Outubro (ver aqui), mas não se tem informações sobre mudança no calendário acadêmico, após as testagens positivas da Delta.

Neste mês de setembro, o município já confirmou 46 casos positivos da Covid-19 (ver aqui).

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Sem comentários:

Enviar um comentário