Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Chuva que desaguou em Barrocas na tarde do domingo (31), registrou 122mm

Foto enviada por leitor - Reprodução: JANV
A tão necessária e aguardada chuva de trovoada, contemplou o município de Barrocas durante a tarde do domingo (31 de janeiro). O 'pé d'água' caiu com força por aproximadamente 2 horas no município localizado no Território do Sisal da Bahia. Moradores da zona rural relataram a 'tempestade' com relâmpagos, trovões e raios. Por alguns segundos o fornecimento da rede elétrica caiu, mas segundos depois foi restabelecida.

O professor e mestre em Astronomia, Alailton Santos, identificou com auxilio de um pluviômetro (imagem acima) instalado em sua residência, que a chuva atingiu 122mm. O instrumento é usado na mensuração de chuva, ou precipitação. 

Estrada que liga o Alambique a sede de Barrocas - Foto: Victor Santos
Após a chuva, motoristas e motociclistas precisam redobrar a atenção devido ao surgimento de poças, valetas e algumas erosões nas estradas de terra, provocadas pela força da correnteza, que arrasta pedras para o caminho e faz surgir as levadas. Uma das estradas muito afetada, e também uma das mais movimentadas, entre Barrocas/Lagoa da Cruz, existem trechos comprometidos, que o condutor precisa acessar a contra mão para passar. Na BA411, entrada da cidade, e em algumas ruas do centro, há muita areia junta, que também impõe certo cuidado aos condutores.

Centro de Barrocas - Foto: Victor Santos
Apesar de alguns transtornos, que devem resolvidos rapidamente com intervenção da secretaria de obras e Infraestrutura, a chuva foi bastante comemorada pela população. Em algumas regiões do município o baixo volume de água nos reservatórios já preocupava os agricultores.

A previsão do tempo para esta segunda-feira (01), indica pancadas de chuva à tarde e à noite, informações do site Clima Tempo.
Da Redação - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário