Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Barrocas: Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza I Feira da Agricultura Familiar.

Presidente Ilma participando da Feira - Foto: Reprodução
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais iniciou nesta quarta-feira (10), um novo projeto, que tem como objetivo apoiar a agricultura familiar no município, ofertando alimentos de qualidade para a comunidade barroquense. A partir de hoje, produtores da região poderão comercializar os produtos do campo no salão do STR, sempre nas manhãs das quartas-feiras. Além do suporte com a estrutura, o sindicato apoia na divulgação do evento.

A Presidenta Maria Joseilma Alves, conhecida como Ilma do Sindicato, idealizadora do projeto junto com sua diretoria, falou sobre a ideia de lançar a Feira: "No período que estamos vivendo, graças à Deus com chuva, veio a ideia da gente tá fortalecendo a agricultura familiar, já que a nossa região é rica, de tudo a gente tem um pouco. Estamos tendo muita manga, umbu, licuri e também a tapioca. Então veio aquela ideia da gente tá incentivando os agricultores a trazer produtos para estarem comercializando aqui mesmo no sindicato. É uma forma de incentivar eles a produzirem mais, por isso estamos cedendo o espaço, dando esse apoio", destacou.  

Foto: Ana Clara
A agricultora Maria Jovelina, integrante do grupo "Sertão Vita", falou sobre os produtos que produzem, e lembrou da dificuldade com a pandemia que fez as vendas caíram, sendo preciso sair para vender de porta em porta. Para ela, a ação do STR ajudará a associação: "Somos um grupo de mulheres lá do Lajedinho. A gente vende polpa de fruta, nego bom, cocada, pasta de amendoim, cocada mole, doce de leite, beiju e polpa detox. Antes fornecíamos a polpa à prefeitura municipal para as escolas, mas com a pandemia começamos a vender porta em porta. Com a ideia da feira, vai nos ajudar muito", comemorou. 

Cocadas e outros doces comercializados na Feira - Foto: Ana Clara
A associada Jaciane dos Santos, falou da felicidade em ter mais um meio para venda dos produtos naturais que eram comercializados apenas no Povoado de Lagoa da Cruz: "Eu me senti muito feliz, achei que foi uma boa iniciativa, porque tem muitas pessoas que tem vontade de vender seus produtos mas não tem coragem. Achando um bom incentivo a gente se sente mais preparada para encarar. Eu vendo nas casas na Lagoa da Cruz, eu uso moto e saio de casa em casa. Vendo ovos, frangos, hortaliças", contou.

Membros da Diretoria e Associados; Cassiana Santana, Renato da Lagoa dos Umbus e Ademir do Rosário adquirindo produtos na Feira da Agricultura Familiar
Já no primeiro dia, o projeto recebeu avaliação bem positiva, uma ação de sucesso, com muitos produtos sendo vendidos, aumentando a expectativa para a próxima quarta-feira, quando mais agricultores e clientes participarão da nova 'feira' de Barrocas.

Da Redação por Ana Clara / Colaborou Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário