segunda-feira, 15 de junho de 2020

Barrocas: Paróquia fará transmissão da Novena e Pe. Everaldo Gois comenta mudança nos festejos em decorrência do coronavírus

Paróquia São João Batista - Barrocas/BA
A celebração da Novena de Barrocas antecede a comemoração do Padroeiro da cidade, São João Batista em 24 de junho. Festejada antes mesmo da emancipação política, o novenário reúne fiéis da sede e zona rural do município, e pela primeira vez não terá a programação presencial, com o tradicional Arraiá e as barraquinhas da Quermesse em frente a igreja com a participação das diversas comunidades. Ao JNV o Pe. Everaldo Gois explicou que as mudanças ocorrem em prevenção a proliferação do novo coronavírus.

Neste ano de 2020 a novena incia nesta segunda-feira dia 15 e segue até o dia 23 de junho, com as missas às 19 horas. Desde o primeiro dia da programação até o encerramento, a imagem do Padroeiro estará em frente à igreja para que fiéis relembrem a novena. No dia 24 de junho os fiéis poderão acompanhar a missa solene e ao final a imagem percorrerá em carro aberto as principais ruas do município. 

Pe. Everaldo Gois
Nesta segunda-feira (15), a abertura contará com os cantos a São João Batista, a ladainha e cada noite a igreja tem o propósito de rezar por uma intenção, esta primeira é para os doentes. 

A Paróquia de Barrocas buscou alternativas para realizar as missas, uma delas é disponibilizar na Rádio Agnus Dei (Rádios Net), na página do Facebook (aqui) no Youtube (aqui) a live da programação e de forma presencial na Igreja com o público reduzido. 

Assim, dentro de cada lar, as famílias celebram a vida, trajetória de renúncia e servidão de João Batista que pregou o batismo de conversão aos pecados e nesta novena os fiéis revivem o dever de buscar a paz e a partilha com os pobres.

Em conversa com nossa equipe hoje o Pe. Everaldo Gois fez uma reflexão do momento vivido e explicou que mesmo sem a presença física, as pessoas continuam buscando a fé: "As famílias podem se reunir em oração, dentro das casas. Este encontro é importante para renovar a fé, e este ano será marcante porque será em família, como era no passado, as pessoas reunidas com um único proposito". 

Sem a ornamentação junina que embeleza a Praça da Matriz, nem o espaço de interação entre as comunidades católicas, com venda de comidas típicas, participação das quadrilhas e músicos locais que tocam o tradicional forró pé de serra em frente da Igreja da Matriz, o espaço vago, este ano de pandemia ficará marcado na história, mas como Pé. Everaldo explicou, estes são detalhes, o verdadeiro sentido está na reflexão, na vida de oração e busca por santidade.
Foto: Victor Santos
Pe. Everaldo concluiu com a seguinte colocação: "Esta novena será mais de oração e reflexão, que as famílias possam rezar junto, que busquem a união e a reconciliação dentro do lar. E também que a festa fique em segundo plano, a devoção deve estar à frente da diversão. Isso não significa que não se deva ter alegria, mas que possamos usar esse momento para estarmos unidos em oração e sinto que em nossa comunidade nós renovamos a empatia  e solidariedade". 

Confira as datas e comunidades da programação do novenário: 
Click para ampliar
Da Redação - Por Victor Santos

Sem comentários:

Publicar um comentário