Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Barrocas: Após reunião com prefeitos, Mineradora terá redução de 65% do efetivo de servidores a partir desta segunda-feira (01)

Fotos: Reprodução Facebook
Em reunião que aconteceu no domingo (31 de maio), e contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Barrocas, Serrinha, Teofilândia, Araci, e representantes da empresa EquinoxGold, que opera a  Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) em solo barroquense, diante do aumento no número de casos confirmados de coronavírus entre colaboradores da empresa, ficou acordado a redução de 65% do efetivo de servidores, a partir do dia 1 de junho. A medida não atinge os serviços essenciais como limpeza, segurança, saúde e meio ambiente. 

Após o encontro o prefeito de Barrocas, José Jailson explicou detalhes do acordo, que é uma ação preventiva de combate ao coronavírus: "decidimos junto à mineradora EquinoxGold Fazenda Brasileiro que, à partir do dia 01/06, só funcionarão 35% das atividades da empresa e os serviços essenciais, sem gerar qualquer prejuízo aos seus funcionários. Essa é mais uma medida para reduzir a disseminação do coronavírus em Barrocas e em toda a região" explicou.

Prefeito de Barrocas José Jailson e Tércio Nunes, prefeito de Teofilândia
Já Tércio Nunes, prefeito do município de Teofilândia, ressaltou que a decisão visa a adaptação entre o funcionamento e as recomendações das entidades de saúde: "Todos nós sabemos da importância que a mineradora tem em nossa região. Mas também temos consciência de que esse é um momento atípico pra todos e que precisamos nos adaptar a esse cenário muitas vezes de uma forma mais rígida", explicou o gestor.

Familiares dos trabalhadores vinham demostrando preocupação com a continuidade plena  da operação na 'mina', tendo aumentado as cobranças pela paralisação após o surgimento de vários casos positivo do covid-19 entre os funcionários. O prefeito de Serrinha, Adriano Lima chegou a afirmar que 40% dos casos diagnosticados naquele município tinham ligação com a atividade da mineradora. 

Da Redação - Por Victor Santos
Informações: Prefeitura Municipal de Barrocas e Teofilândia

Sem comentários:

Enviar um comentário