Páginas

domingo, 14 de junho de 2020

Monte Santo recebe duas ambulâncias e enfim, Território do Sisal terá uma unidade do SAMU. A Base Regional será em Serrinha

Foto: Reprodução Site Girando Pela Bahia
Depois de muitas promessas e uma longa espera, parece que enfim o Território do Sisal poderá contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, conforme revelou o site Girando Pela Bahia. Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do Governo Lula, se expandindo por todo Brasil, porém algumas regiões continuam sem este importante serviço.

Ao que parece, o projeto vai ser colocado em prática 16 anos depois da sua criação. O funcionamento da unidade ganhou força após o município de Monte Santo um dos 20 que compõe o território, ter recebido duas ambulâncias que foram expostas na frente da Prefeitura Municipal recentemente. Uma delas com suporte básico e outra com suporte avançado conforme explicou a secretária Municipal de Saúde, Antonieta Costa.

Segundo informou a secretária, os veículos darão suporte tanto a cidade de Monte Santo, quanto a outras da região do Sisal, sendo referenciado o Centro de Atendimento de Chamados na cidade de Serrinha. As ambulâncias possuem equipamentos para oxigenoterapia, monitores cardíacos, desfibriladores, respirador mecânico e demais aparelhos de Terapia Intensiva.

Enquanto o SAMU não inicia as atividades, destaca-se o trabalho voluntário dos brigadistas e bombeiros civis de algumas cidades da região que sempre cumpriram a missão dos profissionais de saúde do SAMU, como exemplo os Anjos da Vida em Coité, pioneiro na região e que vem desde 2009 realizando um serviço voluntário de salvar vidas, como lembrou a matéria do Júnior Martins.

@ Nossa Voz Da Redação - Com informações do Site Girando Pela Bahia.

Sem comentários:

Enviar um comentário