Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Barrocas: Açude do Povoado de Minação, um dos maiores da região, recebeu grande volume de água e pode transbordar

Foto: Reprodução Ane Silva
Com o bom tempo, o açude do Povoado de Minação, Zona Rural do município de Barrocas está com grande volume de água e segundo informações, resta pouco para transbordar, ou 'sangrar' como relatam os moradores da região. O açude ficou com bem pouca água em 2014 quando foi limpo e ampliado (ver aqui) e chegou a secar em 2017, quando a Prefeitura Municipal voltou a realizar a limpeza (ver aqui). 

Na terça-feira (02), a jovem Ane Silva, registrou fotos e gravou vídeos mostrando a grandiosidade do açude, que 'sangrou' pela última vez em 2015 (ver aqui), conforme ela apurou entre os moradores do povoado. Chove na região de Barrocas desde o início do ano, com alguns períodos mais intensos e outros espaçados, com chuvas fortes e leves. 

Imagem Arquivo JNV
O açude tem grande importância para toda a região, em tempos de estiagem os caminhões pipa abastecem diversas localidades com a água captada lá. Utilizada tanto para matar a sede dos animais como para atividades domésticas em comunidades que não tem água encanada.

Na comunidade de Minação as hortas da agricultura familiar são regadas com a água do açude, construído ainda na gestão do ex-prefeito José Edilson.

@ Nossa Voz - Da Redação

Sem comentários:

Enviar um comentário