Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Barrocas: Agentes da Cáritas vão ao 'lixão' e promovem café compartilhado com os catadores que trabalham no local

Foto Reprodução Cáritas Barrocas
A ação que aconteceu na manhã da quarta-feira dia (10) no chamado lixão de Barrocas, faz parte da programação da Semana da Caridade, realizada anualmente por toda rede Cáritas. Este ano a Semana da Caridade acontece entre os dia 07 a 14 de Novembro.

Segundo Ivanilda Queiroz, vice-presidente da Cáritas Paroquial em Barrocas, a ação teve como objetivo, promover um encontro com catadores e catadoras de materiais recicláveis que tem essa atividade como fonte de renda e que precisam de maior reconhecimento e melhores condições de trabalho: "O trabalho dos catadores é muito importante e cada um de nós precisa reconhecer, apoiar e contribuir com o trabalho deles, afinal, nós também temos responsabilidade com o lixo que produzimos", afirmou a agente. 

Ainda segundo Ivanilda, o município precisa avançar na questão da reciclagem, mas além do poder público a sociedade deve participar: "nessa experiência, foi possível perceber como ainda precisamos avançar e agir de maneira integrada ( igrejas, sociedade civil organizada e poder público) para que a reciclagem ganhe grande proporção no nosso município. Observamos também, que toda atitude é necessária e importante, desde a separação do lixo em casa e o descarte correto, até a garantia de direitos dos trabalhadores que coletam materiais recicláveis", afirmou.

Fotos Reprodução
A Cáritas busca valorizar catadores e catadoras, contribuindo para a superação da pobreza e da exclusão desses trabalhadores e trabalhadoras para que vivam de maneira digna, e para isso vem atuando através da Comissão Municipal de Meio Ambiente, junto às Secretarias e demais órgãos representativos: "Através desta comissão, vem sendo discutidas estratégias que visam o incentivo à Reciclagem, o descarte e a coleta dos resíduos de maneira correta", destacou a agente.

A vice-presidente destacou que essas experiências são necessárias para  entender cada vez mais a missão da Cáritas: "Essa ação realizada nos dá base para reafirmar cada vez mais o compromisso do cristão em estar ao lado das pessoas que se encontra em situação de vulnerabilidade. Uma fala de uma catadora hoje, muito chamou atenção: "Vocês sempre lembram de nós". Cerca de dez mulheres, agentes cáritas visitaram o lixão ontem, ouviram as pessoas que trabalham no local e promoveram o café compartilhado.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Com Informações de Ivanilda Queiroz

Sem comentários:

Enviar um comentário