Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

COVD-19: Casos de infecção pela Variante Delta são identificados em Serrinha, Biritinga e Santaluz

Imagens Reprodução
Os primeiros casos das variantes delta e beta na Bahia, foram detectados este ano e divulgados pela Sesab no mês de agosto. Um deles no município de Barrocas no Território do Sisal da Bahia (ver aqui). A Sesab informou que até o último sábado dia (13), 326 amostras da variante delta foram identificadas no estado.

Novos casos no território foram revelados nesta semana, o primeiro deles, no município de Biritinga, sendo uma mulher de 42 anos e o filho dela, de 9, ambos foram diagnosticados com variante delta da Covid-19. Os casos investigados foram coletados em outubro, mas o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) só divulgou o resultado na terça-feira (16). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mãe e filho não tiveram complicações da doença e, cumpriram quarentena. Eles também não desenvolveram sintomas graves e já receberam alta.

Secretaria de Saúde de Santaluz, confirmou na noite da quarta-feira (17), o primeiro caso da variante delta do novo coronavírus no município. Segundo a pasta, o paciente é um homem de 41 anos que apresentou sintomas como tosse, coriza nasal e mialgia (dor muscular). A Secretaria informou que o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas não divulgou quando o material genético do paciente foi coletado nem se o homem ainda está com o vírus ativo.

Ainda ontem, a Secretaria de Saúde de Serrinha, foi informada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), que após a realização de exames de genotipagem foi confirmado o primeiro caso positivo para Variante Delta (B.1 617.2) do coronavírus no município. O portador é do sexo feminino, tem 20 anos, não possui comorbidades e teve as duas doses de vacina aplicadas. A coleta da amostra foi realizada no dia 07/10/2021, nesse período a paciente apresentou tosse e perda do olfato e do paladar.

Três pessoas já morreram na Bahia por causa da variante delta: Um homem de 67 anos, que morava na cidade de Pintadas; um homem de 41 anos, morador de Niterói, no Rio de Janeiro, mas que estava em um navio ancorado em Salvador, e outro homem, de 45 anos, que morava em Senhor do Bonfim.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Com informações do Notícias de Santaluz

Sem comentários:

Enviar um comentário