Páginas

sábado, 9 de outubro de 2021

Barrocas: Pacientes lamentam uso de ônibus escolar na saúde, relatam desconforto e preocupação nas viagens

Ônibus Escolar utilizado para o transporte de pacientes em Barrocas - Foto: Reprodução
A Secretaria de Saúde de Barrocas vem utilizando já à alguns dias, um ônibus escolar daqueles que são chamados de 'amarelinhos', para conduzir pacientes da saúde para a passarem por consultas, exames e outros atendimentos médicos na cidade de Feira de Santana. Pacientes que precisam viajar nestes veículos reclamam constantemente de desconforto, pois esses ônibus não tem acentos adequados para viagens longas, eles também não dispõem de ar condicionado e segundo os relatos, apresentam problemas em alguns cintos de segurança e faltam cortinas para proteger do sol.

Os pacientes precisam acordar cedo para a incomoda viagem de 90km até Feira, que inicia por volta das 5 da manhã e não tem hora prevista para retornar, devido a quantidade de pessoas que serão atendidas em diferentes pontos da cidade. Quem fica liberado cedo, tem que aguentar o calor dentro do veículo não climatizado.

Paciente reclama de problemas nos cintos de segurança - Imagens Reprodução
Há preocupação também com a segurança durante a viagem: "Os cintos são quase tudo relaxado, não prestam. A gente não tem conforto nenhum, a gente não tem onde apoiar a cabeça, as nossas costas também a gente não tem nem onde apoiar. A gente chega em casa toda dolorida. Esse carro é muito ruim de andar, ele (prefeito) precisa tomar uma providência", relatou na sexta-feira um senhora que estava dentro de veículo em Feira de Santana, fez fotos e gravou vídeos mostrando a situação.

Ela revelou ainda que o veículo não tinha cortinas e o sol escaldante incomodava: "Olha pra e isso, não tem as cortinas para proteção do sol. A gente fica assim no sol a tarde toda", lamentou em contato com o JNV a dona de casa que pediu para não ser identificada. Às 16:41, ou seja quase 10 horas após partida de Barrocas, a paciente informou que estavam retornando de Feira de Santana e que deveria chegar no início da noite em Barrocas. "O sol hoje foi daquele jeito, e a gente tá aqui no carro sem nenhuma proteção, o sol todo no rosto", lamentou.

Imagem reprodução (vídeo gravado por paciente)
O município tem contrato para locação de veículos, porém quando algum dos carros que conduzem pacientes para atendimento fora do município apresentam problemas mecânicos, ônibus escolares são utilizados no transporte, mesmo não oferecendo conforto e segurança. 

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário