Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Fusão entre DEM e PSL foi aprovada em convenção, novo partido se chamará União Brasil

Foto: Reprodução Folha Uol
Em convenções realizadas nesta quarta-feira (6) em Brasília, foi aprovada a fusão entre as duas legendas DEM e o PSL. O novo partido se chamará União Brasil e terá o número 44. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar a nova sigla. A cúpula do DEM crê que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros.

Segundo o presidente nacional do DEM, ACM Neto, a expectativa é de que a fusão leve á formação da maior legenda do país. Porém, o processo deve levar à saída de vários filiados dos dois partidos, inclusive congressistas. Ministro do Trabalho e da Previdência do governo Bolsonaro e filiado ao DEM, Onyx Lorenzoni, votou contrário à união dos partidos e pediu para que a posição dele constasse na ata da convenção.

Foto: Reprodução Lupa 1
Mesmo com as possíveis saída de parlamentares dos dois partidos, o União Brasil deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Atualmente o DEM conta com 28 deputados e seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Já o PSL tem 54 deputados e dois senadores. Se considerados os números atuais dos dois partidos, a fusão deixaria o União Brasil com um total de 82 deputados. A segunda maior bancada é a do PT, com 53 deputados.

No Senado, o União Brasil contaria com oito parlamentares e seria a quarta maior bancada, atrás de MDB (maior bancada, com 15 senadores), PSD, Podemos. O presidente Jair Bolsonaro foi filiado ao PSL e estava no partido quando foi eleito, em 2018. Ele deixou a legenda em novembro de 2019 após uma série de desentendimentos com o presidente do PSL, Luciano Bivar.

@ Nossa Voz - Informações TV Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário