Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Secretaria de Saúde deu início às ações do Outubro Rosa em Barrocas

Fotos: Reprodução - Coordenação de Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde de Barrocas, através de Coordenação de Atenção Básica, iniciou nesta quinta-feira (14), as ações relacionadas ao Outubro Rosa, com atendimentos tanto nos postos de saúde da sede como na zona rural do município.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Mariuxa Cordeiro de Oliveira, as ações acontecerão durante todo o mês, com datas pré-definidas para todas as unidades. No primeiro dia, houve atividade no Posto ACM na sede e no Povoado de São Miguel d Ouricuri:

"Estas ações do Outubro Rosa é de prevenção ao câncer de mama, do câncer do color do útero. Buscando informar a população do primeiro atendimento, da prevenção, a gente prevenindo, procurando a unidade, fazendo o preventivo, fazendo o auto exame da mama, as enfermeiras explicando o auto exame como é feito", informou.

Mariuxa lembrou que meses atrás cerca de oitocentas mulheres barroquenses passaram pelo rastreio do câncer de mama:  "três meses atrás aconteceu o mutirão de mamografia que a gente abrangeu 800 mulheres. Essas mulheres fizeram mamografia, o rastreamento de câncer de mama, então graças a Deus a maioria das mulheres do nosso município não vão precisar fazer novamente esse ano porque a mamografia é feita de três em três anos se não tiver histórico na família, e de ano em ano se tiver histórico", explicou.

Unidade de Saúde de São Miguel do Ouricuri
Sobre os procedimentos realizados durante o Outubro Rosa, a coordenadora informou: "Então, as ações das unidades de saúde estão voltadas a realização de atendimento médico, fisioterapia, nutrição, realização de teste rápido, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, realização de preventivo, realização do auto exame, explicando como é e após a realização do auto exame, e a avaliação da mama da mulher. A enfermeira e a médica avaliam e ver a necessidade de uma mamografia, se não fez ainda no rastreio. Essas ações estão acontecendo em todas as unidades", pontuou. 

No dia que marcou o início das atividades, teve som ao vivo com Patrício Queiroz e interação entre os Agentes de Saúde e demais profissionais explicações sobre a importância do auto exame. É importante que as mulheres participem, indo  até as unidades de saúde, fazendo o auto exame e o preventivo.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Fotos: Reprodução

Sem comentários:

Enviar um comentário