Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Dia do Prefeito: Veja retrospecto dos prefeitos eleitos no município de Barrocas

Atual prefeito José Jailson de Lima Ferreira - Foto: Reprodução

No dia 06 de Outubro é comemorado no Brasil o Dia do Prefeito, no jovem município de Barrocas quatro barroquenses ocuparam o cargo maior da cidade. Neste contexto, faremos uma linha do tempo com os administradores de Barrocas desde a primeira emancipação.

João Olegário de Queiroz

João Olegário de Queiroz, foi o prefeito eleito após a primeira Emancipação, ele abriu mão da vaga na Câmara de Vereadores de Serrinha em 1985 para disputar a eleição e no dia 15 de Novembro o senhor João foi eleito Prefeito de Barrocas, tendo tomado posse em primeiro de Janeiro de 1986. Cerca de três anos seguintes, Barrocas voltou a ser distrito e apenas em 30 de Março de 2000 retornou ao posto de cidade.

José Edilson de Lima Ferreira

O primeiro prefeito eleito após a reemancipação, o segundo da história política de Barrocas, foi José Edilson de Lima Ferreira (DEM), antes também  precisou renunciar ao função de vereador em Serrinha, tendo vencendo o pleito eleitoral, em 30 de Março de 2000. Edilson conseguiu a reeleição e se manteve no posto até 2008, quando junto ao seu irmão, José Jailson, apoiou o sucessor Almir de Maciel.

José Almir de Araújo Queiroz

O comerciante, José Almir Araújo Queiroz, venceu as eleições de 2008 filiado ao (PR), tomando a posse no dia primeiro de Janeiro de 2009. Após racha no grupo Barrocas Livre, apoiado e apoiador Almir e Edilson disputaram as eleições de 2012, e novamente uma reeleição, o filho de Sr. Maciel conquistou o segundo mandato que durou até 2016 derrotando o ex-aliado.

José Jailson de Lima Ferreira

Na tentativa fazer sucessor, o prefeito Almir indicou seu vice que foi derrotado por José Jailson de Lima Ferreira, que teve o apoio do irmão Edilson de quem foi Secretário e em primeiro de janeiro de 2017, o poder voltava para a família Ferreira sendo Jai o terceiro prefeito eleito no município. Jailson cumpriu o mandato de 2017 à 2020, e renovou o pleito até 2024 derrotando desta vez a coligação Almir e Edilson numa disputa contra dois ex-prefeito, mantendo a regra de reeleição. Todos os prefeitos após a emancipação conseguiram o segundo mandato. Jailson é o atual prefeito e para ele desejamos sorte na missão de administrar a cidade, cuidar das pessoas.

Parabéns a todos os prefeitos eleitos para administrar o município de Barrocas, cada um com sua contribuição para o desenvolvimento da pacata cidade localizada no Território do Sisal, interior da Bahia. Em 2024 o município terá o quarto prefeito eleito.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman, Fotos Reprodução Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário